domingo, 22 de maio de 2011

Cera Anti-Varroa, divulgar e partilhar.


Com a partilha avançamos para uma apicultura nova e sustentada.

Desde a antiguidade que as pessoas partilham bens ou trocam produtos para satisfazer as suas necessidades. A apicultura é um campo que todos devemos de partilhar e ajudar-nos neste novo desafio da apicultura sustentada e equilibrar, controlar as colónias sem a nossa assistência.

Dentro de este campo partilhei com a Associação dos Apicultores da Região Litoral Centro, com os seus associados e com todos os aderentes à iniciativa que se deslocaram de vários pontos do Pais.

Amar a apicultura é ajudar, partilhar, trocar ideias , deste modo agradeço á FNAP,á DGV as criticas construtivas, com base nos Decretos de Lei e ás imposições legais. Foram excelentes :-)))))))).

A troca de impressões levou-me a remodelar os meus conceitos na base da legislação e a tomar decisões que tinha com um prazo de 3 anos atingir. De imediato passarei a formar a colmeia automática com a intervenção mínima do ser Humano.
A escolha não é a colmeia Reversivel, Lusitana, Langstroh nem a Dandant, mas será baseada num apicultor muito avançado para a época, numa colmeia que ainda hoje persiste do outro lado do mundo, de um padre que tornou a sua colmeia perpetua e das observações da patente original de L.L.Langstroth e o seus conceitos.

Aos críticos deixo uma certeza, não vou inventar nenhuma colmeia mas sim fazer pequenas alterações a uma que existe, combinando pequenas observações.

Ainda preciso de réguas dentadas com espaço abelha entre os 6,35mm e 7mm. Pelo menos 1000, agradeço alguém que tenha os cunhos para 11 quadros num espaço de 375mm ou 380mm, com medida de centro a centro dos quadros de 32mm, para barras de 23mm,24mm, 25mm, para contactar comigo. Acima de 25mm nem pensar pois torna difícil colocar os 11 quadros com o espaço abelha previsto.


 Vamos avançar para uma nova apicultura, biologicamente é óbvio.



8 comentários:

Anónimo disse...

palavras simples mas no entanto directas k nos tocam fazem pensar e mudar as mentes e toda a apicultura

Anónimo disse...

iberica queens um nome k nos ira marcar e mudar tudo nada sera como dantes

Anónimo disse...

alguem disse k mudou a formula tao vista dos seminarios e a sua maneira tao directa mas ao mesmo tempo simples cativou o auditorio

Anónimo disse...

voltando ao dia 21 foi mto bom ver k consegui prender o auditorio as suas palavras sobretudo e sendo a maioria ouvintes de uma outra geracao e os comentarios k se seguiram tao favoraveis

emc disse...

este blogue esta simplesmente perfeito tudo encaixa na perfeiçao como o k o mentor das ibericas nos presenteou no seu seminario k espero bem que seja o 1 de mtos sem duvida uma maneira tao marcante ainda me entoam tais palavras

Anónimo disse...

olá boa tarde,recentemente deu-me o bichinho abelha novamente,fiquei a fazer contas ao espaço abelha.comprei uma colmeia de 375mm,retirei o espaço ocupado pelos quadros 250mm ficando com 125mm.menos dois espaços de 7mm nas extremidades 111mm a dividir por 9 espaços ficam 12,3mm,que dividido por duas faces dá 6,16mm.alterei a colmeia para 11 quadros,ficando com estas medidas 375mm-275mm-14mm/10=8,6mm/2=4,3mm como espaço abelha.até aqui tudo bem,o problema agora é arranjar a cera na medida de 4,9mm,pois vivo na Ilha da Madeira, e por aqui não a encontro.agradeço uma ajuda,se possível,de onde a possa comprar.continuação de um excelente trabalho pois elas(abelhas) merecem o nosso esforço e dedicação.

IbericaQueens disse...

Boa Noite:
Sobre a cera posso ajudar.
Posso vender alguma logo que tenha tempo para moldar.

Contacte-me para:
ibericaqueens@gamil.com ou geral@ibericaqueens.com

Abraços

Hipólito disse...

Bom dia a todos:
sou inexperiente nesta matéria e ando a dar os primeiros passos. Adquiri 3 Colmeias no passado mês de Junho e agora surgiu-me um problema que não sei como resolver.
Numa das comeias, a mais forte por sinal,a rainha abrandou a pustura e as abelhas encheram quase todos os quadros só com mel deixando muito pouco espaço para a postura. a colmeia continua forte mas com muito pouca criação e esta encontra-se reduzida a um pequeno espaço num ou dois quadros do lado esquerdo. Devo libertar alguns quadros retirando o mel?