sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Criação de Abelhas (no Inverno?) 1



È possível criar abelhas no Inverno aqui em Portugal ?

Eu creio que sim não só no Inverno como em todo o ano.

 A uns tempos atrás iniciei varias vertentes criando um trilho novo para mim e para o futuro da Apicultura Portuguesa, alguns projetos latentes avançaram e outros seguem o seu caminho, seguindo um objetivo melhorar a Apicultura e ajudar o próximo.

Como por este lado a tendência é, inventar, não solicitar subsídios, não dever nada a ninguém, olhar para o futuro etc, assim resolvi eu próprio criar os meus moldes para fazer as minhas proprias abelhas e rainhas.
A base foi sempre cera de abelha.

As rainhas tinham de ser matrizes de elevada estirpe com descendência reconhecida e com análise biométrica certificada.

Assim arranjei as primeiras abelhas obreiras e para isso misturei as colonias. Ficaram todas com a cor do arco iris desde o ultra violeta ao infravermelho passando pelo branco e preto.

Algumas já eram híbridas com cruzamentos exóticos. 



Depois aconchegaram-se aos frascos de Agua mel , Mel de Rosmaninho, Eucalipto e Multiflora. Eram algumas ofertas de natal.

As duas primeiras eram de uma especie, a terceira de outra especie e a quarta de outra especie.

Após se terem alimentado com geleia real ficaram muito grandes.

 
As duas primeiras ainda estavam agarradas ao biberão a terceira já tinha a barriguinha cheia.
 
Depois reparei que existia outra que tinha sido fecundada e não estava a por ovos mas estava a dormitar com a barriga cheia.
 
Depois pediram-me para fazer 3 ratos. Como não tinha percebido qual o motivo questionei?
 

 
 
Obtive a seguinte resposta: o rato é um oportunista quando não estamos no campo ou as colonias estão fracas ele entra dentro do apiário, dentro da colonia e rouba o lucro e destrói as colonias a maior parte das vezes e desaparecem. Até fazem desaparecer as rainhas e as abelhas, por vezes até os quadros. Até roí e destroi as colmeias.
 
Ok assim me prontifiquei a faze-los.
 
A mesma pessoa disse-me que deveria também fazer dois ursos, mas neste caso nem me atrevi a perguntar o porque.
 
 
 

Depois disseram-me que o melhor era proteger o mel e fechar os frascos mas devia de usar cola aderente para os apanhar em flagrante, mas nem foi preciso la por o mel, pois o vicio é maior que a barriga, bastou um pouco de cola.

 
 
 
Aconselharam-me a fazer de colocá-los de varias cores e para alem de figuras ter a opção de serem velas.

RR-Sem problema, basta adicionar o pavio da vela.

Questionaram-me se podiam ser transparentes e....

RR-Sem problema, brevemente vou seguir esse trilho e apresentar as inovações.
 
Por fim disseram-me para juntar a família toda para um retrato de natal pois dentro de breve vão partir para oferecer ainda no natal e para promover o evento do fim do mundo 21/12/12 segundo os Maias).
 
Assim se algum necessitar de algumas destas figuras típicas basta então solicitar pelo email:
ibericaqueens@gmail.com pois muitas outras já estão prontas e outras ainda estão em projecto, mas vão ser feitas, de isso não existe duvida nenhuma.
 
 Feliz Natal
 
 
 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Cera AntiVarroa ( Ofertas e Vendas)

Após alguns anos a solicitara-me para vender a cera Anti Varroa, venho assim comunicar que decidi avançar com o projeto definitivamente e fazer umas ofertas até ao dia 21 de Dezembro de 2012.

 

Depois de uma intervenção cirúrgica que me tornou um Homem novo podendo respirar como não respirava á muitos anos, quero festejar com todos vocês até ao dia do julgamento final segundo o calendário Maia que entraremos nova era.  

Talvez seja a era das mãosinhas leves e amigos do alheio. Vamos ver.

Viveremos num mundo sem respeito e no final da era de 7000 anos acabaremos como canibais?

 È certo que tenho evitado comercializar a cera, a não ser para amigos mais próximos não só porque sabemos que atualmente é um bem escasso, mas porque dá um pouco de dor de cabeça e preciso quase ter um curso de vida para trabalhar com ela.

 

Os cortiços produziam a cera, algum mel e uns enxames e… Não me vou alargar mais. Se os cortiços vão existir no futuro, bem podem ter a certeza que vão existir tanto como desde que o primeiro hominídeo teve contacto com as abelhas até á atualidade .

Vamos pensar um pouco então antigamente existia cera em abundancia para fazer velas de cera, pomadas, impermeabilizar etc  e atualmente existe escassez.  Qual é o motivo?

Essa escassez deriva de um conto na apicultura mundial, pois as colmeias são devoradoras de cera e não produtoras de cera.

Deste modo maximizam determinada produção, (nos primeiros anos depois não sei se assim será bem assim depois, pois creio que atualmente até iguala o cortiço nessa produção dirigida)  que é uma ideia contraria ao cortiço que dá de tudo um pouco, o cortiço é como um porco aproveita-se tudo.

 

Assim para se obter a se obter as folhas de cera em baixo com alvelos pequenos de 4,9 cm (49mm) medidos na VHD precisamos:

 


 

Aproveitar a cera neste caso a cera  foi proveniente de algum resto dos opérculos, posteriormente fez-se alguma Água-Mel  e obtiveram-se umas bolas de cera.      


 

                                                    

Depois é preciso derreter a cera, está operação é preciso que seja feita a uma temperatura perto do ponto de fusão e pode ser feita com um certificador solar, por vapor ou com uma simples panela com fogo ou elétrica. È importante que o utensilio seja de aço esmalte ou alumínio nunca ferro pois vai escurecer a cera bem como uma temperatura alta. 


 


 


 

 Como era pouca a cera usou-se um pequeno utensilio aléctico com bastante água para poder precipitar por gravidade e separar as fases.


 

Assim fez-se o primeiro apuramento da cera de opérculo.


 


 

Posteriormente fez-se a separação do entulho separado por gravidade da cera em broa.


 


 

Proximo passo foi o apuramento da broa, e posteriormente a fabricação das folhas de cera de 4,9 cmm ou 49mm (HVD)


 

Quem quiser trocar cera em broa por laminada de 4,9cm já sabe onde se dirigir, se não tiver pode pedir por ai a um apicultor para lhe arranjar um pouco de cera, por outro lado se quiserem sempre posso dispensar uns Kg.


 

Curioso depois de ter fabricado 130 folhas de cera já só tinha 125 folhas as outras evaporaram-se.


 

Quero agradecer aos meus amigos terem ao longo deste ano terem entrado 3 vezes na conta de ibericaqueens@gmail.com e alterado as palavras passes e por fim terem fechado definitivamente a conta descaracterizada de inday2004@hotmail.com não podendo receber ou emitir emais.


 

Vocês são mesmo amigos, uns queridos, mas ainda estou entre os caminhantes, cada vez mais robustecido.


 


 

Assim e como manda a tradição ofereço atá ao dia do julgamento do Calendário Maia uma (1) folha de cera 4,9cm de preferência reversível (tem a ver com o envio pela transportadora), desde que pagem os portes a quem solicitar via mensagem no Forum as ABELHAS http://www.forum.as-abelhas.com/.


 

Solicitações gerais atravez de:


 

 ibericaqueens@gmail.com