segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Revolução Apicola - Barra de 11Quadros


Após uma longa espera, aqui está uma das perto de 1000 barras efectuadas para a minha 1ª fase de modificação.



Por fim ai está a tão esperada notícia, a barra que pode revolucionar a apicultura Nacional e Mundial.

Foi difícil, mas creio que algo está a mudar a apicultura. É belo ver como um simples fruto de um apicultor deu sementes e já se estão a propagar para o bem de todos. Existe maior alegria que ajudar o próximo?

Creio que não, só quem não tem coração.

Agora é fácil, barato e dá milhões aos utilizadores, pois é um dos passos para se deixar de utilizar qualquer tipo de medicamentos nas colmeias. Outro passos são precisos como a cera antivarroa ou deixa-las quietinhas.

 Aproximar-nos por fim do Padrão L.L.Langstroth e isto significa que as colmeias vão voltar ao equilíbrio entre as doenças e a sua sobrevivência, sem a intervenção Humana (medicamentos) .
Bem se tiverem muitos colmeias no apiário ou estiverem rodeados de apiários, talvez bichos alados passem fome de proteínas óleos essenciais, componentes energéticos, é claro que devem de parecer as doenças

Já não é preciso andar a colocar buchas de plástico nas colmeias, não é preciso a colocar cunhas ou pregos com o espaço de 6,35mm a 7,00mm.

Não é preciso andar a acertar os quadros com o risco de tinta feito na colmeia .

Para quem tem separadores de metal ou plástico pode arranca-los, que tiver separadores de madeira tenho imensa pena pois vai ter de trocar por quadros lisos ou então cortar os separadores com a serra circular...que trabalheira.

Agora é fácil a todos os apicultores reconverterem as colmeias para os 11 quadros.

As Colmeias expansíveis e descompiladas, são formadas de raiz por isso não precisam de conversão já vão iniciar-se com as medidas correctas.

Não se pode destruir o material que temos por isso vamos aproveitar e reconverter o que existe assim, vou arrancar todas as barras das colmeias e fazer uma substituição massiva de todos os corpos iguais aos ninhos.

Inicialmente só existia ó conceito, depois surgiu a primeira barra de 11 quadros, nasceu uma segunda, reproduziram-se e deram origem a muitas barra de 11 quadros. Ficam aqui documentadas algumas pois outras já partiram para os seus destinos.




Aqui ficam os dados matemáticos:

Espaço abelha, média de 12 separadores=6,8mm

Espaço réguas de quadros média de 11barras =26,875mm

Espaço de centro a centro de quadros=33mm

Comprimento total da régua de 11 quadros=377mm ou 37,7 cm


Melhor deve de ser impossível pois existem milhares de quadros, uns fabricados por X por Y por Z, bem nunca mais para, e é preciso agradar a toda a gente.

Quem quiser já pode por os 11 quadros dentro da colmeia. Os 12 quadros é uma história que vai levar alguns anos (talvez nunca???), pois as barras tinham de ter uma largura de 23mm a 24mm.
Exigia a extinção de todos os quadros e que todos os fabricantes fabricassem as barras com a nova medida.

É lógico que as minhas Colmeias expansíveis e descompiladas vão obedecer a esse padrão, mas essa é uma história fica para uns capítulos ainda distantes.

Se porventura alguém quiser experimentar,comprar as colmeias já com elas aplicadas,ou núcleos, qualquer que seja o modelo aqui fica o contacto:





Este é o Segundo passo.





terça-feira, 13 de setembro de 2011

11º Quadro, Viver ou Morrer com a Varroa

O prometido é devido. 

Navegando na Internet encontrei  um artigo, que no fundo é um achado pois a cerca de 160 anos, que tinha sido esquecido. 

Todos lemos os mesmos livros, todos os nossos professores (não caracterizando o seu grau escolar ou académico), nos ensinaram que o espaço abelha tinha uma certa medida e que as abelhas tinham de trabalhar costas com costas.


Hoje digo é errado 
o que nos foi ensinado.  


Afirmo:
A maior parte dos livros de apicultura (quase todos) estão errados.
Quando escrevi: A Revelação do Pai da Criança deixei a incógnita, agora aqui neste link em baixo, já todos podem ter acesso ao documento, pois o período de defeso literário já passou e é do conhecimento público.


 Como foi possível esquecer esta afirmação apícola?

Posso tentar dar uma resposta, possivelmente não é a mais correta, mas é a que vou publicar.
Alguém cometeu o erro, alguém copiou o erro, alguém difundiu o erro e alguém ocultou a verdade.   

No fundo fiz um trabalho de investigação, analisei porque as colmeias estão a morrer com a varroa e não encontram o equilíbrio. O conceito começa a ganhar forma, em breve vou dar conhecimento de estratégias de luta contra a varroa, usando técnicas biológicas e sustentáveis.

Deixo uma fotografia de um apicultor que estava mais além do seu tempo, um visionário do futuro, da existência da varroa (doenças das abelhas), que haveria de chegar quando ele já cá não estava entre os viajantes.
A ele dedico este vídeo, que nos enquadra na sua cruzada apícola defendendo a verdade e entreajuda. 
 





Quem sou?

Pretendendo contribuir para o desenvolvimento de uma apicultura de forma sustentável e inovadora, baseado-me sempre que possível em estudos científicos, não esquecendo o passado,assumindo o presente e preparando o futuro.


Simplesmente um Apicultor.
Que a fruta frutifique.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Licões de Apicultura

Agradeço o vosso apoio e amizade.

Foi com tristeza que que ao aproximar-me me dava conta do inevitável.

Tinha preparado alimentação para os núcleos novos que tinha criado.

Esses partiram-me a alma, no fundo ainda eram crianças, não eram colmeias adultas e não mereciam tão triste desfecho.

As colmeias algumas já eram idosas, outras eram adultas e não senti tanta dor.

Deu-me pena foi olhar para os quadros, ver empilhados os arames e o que restava da criação.




Aproveitei e pensei que tinha de tirar algum beneficio da tragédia, a máquina funcionou e novamente veio ao encontra da apicultura que pretendo praticar 100% biológica quer a certifiquem ou não, recebi mais uma lição de apicultura após analisar os destroços. Por incrível depois  também descobri um cortiço que sobreviveu de um vizinho.



Tratei as colmeias com citronella pois ainda estavam para ser convertidas à religião dos 11 quadros e aproveitei o alimento dos núcleos para as fortificar as sobreviventes.

O que não nos mata torna-nos mais fortes. Só temos de subir na escada, mais um degrau.



Em breve vou  dar mais noticias, estou a desenvolver alguns projectos atrasados, este ano resolvi não comprar matrizes a 150€ cada com certificado.

Fui forçado a parar para consolidar uma nova plataforma mais diversificada

Também é verdade que a vida profissional impediu-me de fazer a apicultura que pretendia mas deu-me uma grande lição, ao optar por uma apicultura com novos alicerces, fortes como uma rocha.




Abraços amigos e boa Apicultura.