segunda-feira, 13 de junho de 2011

Expansível Descomplicada - Inicio

Assim é a vida. 

Por mais obstáculos que se nos apresentem, quem tem vontade e toma decisões sempre atinge os seus objectivos. Ser estático, passivo não leva a que a natureza prossiga o seu caminho, temos de procurar a nossa directiva.
Inovar ou ficar estáticos esperando a picada envenenada que nos degradará, estaremos na ponta do cardume á espera de sermos beliscados pelos dentes do predador. O predador sentindo a nossa ferohormona não aceitará uma derrota, procurara uma refeição facilitada, mas......ao inovarmos estamos um passo a frente quando o predador pensa que se pode rir com a barriga cheia, já estamos muito longe do seu alcance malicioso.

Inovar é estar um passo à frente do Predador.
O Predador é a Pressa.

Apicultura industrial????
Gastos de combustíveis industriais????
Gasto de tempo de vida, desnecessário e industrial???? 


No Post anterior, afirmei que dentro de uma semana começava o povoamento das novas unidades.
O inicio da reconversão já esta no seu trilho, encontrei a linha dos antecessores da Apicultura Moderna, os Naturalistas como alguns lhe chamam, outros poderam chamar-lhes os puristas. Foram os que iniciaram a apicultura moderna, na origem é onde os conceitos estavam correctos, posteriormente sofreram danos que formaram os erros que hoje vivemos.
Só tive de virar o polegar para cima, apanhar boleia e renegar algumas crenças que me tinha assimilado. Adicionei um pouco da minha cultura apícola e um pouco de investigação.  

Os apicultores algo fizemos de errado para encontrarmos um animal tão feroz como a Varroa, até consegue destruir as nossas melhores amigas. Como é possível destruir aquelas abelhas todas com os seus ferrões, com o seu acido fórmico e com as defesas do propólis, um dos mais potentes antibióticos naturais?. Por certo o nossas melhores amigas picam e picam mesmo,e doi, doi tanto, que por vezes ainda penso como gosto das abelhinhas. Ai,ai,ai. 

Aqui está passado uma semana, parte da encomenda pronta como referi.


Iniciou-se uma reconversão de raiz pois por ser tão radical o material que dispunha não me servia para fronteira  superior aos 5Km.
È lógico que vou ter de conviver com o material que tenho, por motivos óbvios, como seja a venda de enxames, e ainda adquirir alguns modelos de material que não estava no meu plano inicial. Assim o presente material formará o grosso das colmeias que ultrapassem a linha limítrofe dos 5 Km. 
Serão as colmeias automáticas.

Por certo, tenho a vida facilitada para reconverter os milhares de quadros das colmeias que tenho em uso :-))))))))) HeHeHe.
Dentro em breve vou divulgar uma surpresa que vai mudar a Apicultura Portuguesa e não só.
É descomplicada, é fácil e barata. Ajuda imenso na Luta Contra a Varroa.

A Memória do Pai da Criança vai estar presente.
Não é a colmeia Expansível Descomplicada.

O que será??


5 comentários:

emc disse...

ib queens sem palavras como sempre e nas suas palavras um incentivo para nunca baixar os braços

emc disse...

ib queens agora k li nas entre linhas isto e sublime

Anónimo disse...

de tudo o que ja escreveu ate hoje isto sem duvida e do melhor

Anónimo disse...

ib queens a maneira k encontrou para juntar os conheçimentos dos nossos antepassados com o nosso presente e um momento unico e deu nos o nosso futuro sem duvida

Anónimo disse...

IB Queens k e feito de si'?