segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Licões de Apicultura

Agradeço o vosso apoio e amizade.

Foi com tristeza que que ao aproximar-me me dava conta do inevitável.

Tinha preparado alimentação para os núcleos novos que tinha criado.

Esses partiram-me a alma, no fundo ainda eram crianças, não eram colmeias adultas e não mereciam tão triste desfecho.

As colmeias algumas já eram idosas, outras eram adultas e não senti tanta dor.

Deu-me pena foi olhar para os quadros, ver empilhados os arames e o que restava da criação.




Aproveitei e pensei que tinha de tirar algum beneficio da tragédia, a máquina funcionou e novamente veio ao encontra da apicultura que pretendo praticar 100% biológica quer a certifiquem ou não, recebi mais uma lição de apicultura após analisar os destroços. Por incrível depois  também descobri um cortiço que sobreviveu de um vizinho.



Tratei as colmeias com citronella pois ainda estavam para ser convertidas à religião dos 11 quadros e aproveitei o alimento dos núcleos para as fortificar as sobreviventes.

O que não nos mata torna-nos mais fortes. Só temos de subir na escada, mais um degrau.



Em breve vou  dar mais noticias, estou a desenvolver alguns projectos atrasados, este ano resolvi não comprar matrizes a 150€ cada com certificado.

Fui forçado a parar para consolidar uma nova plataforma mais diversificada

Também é verdade que a vida profissional impediu-me de fazer a apicultura que pretendia mas deu-me uma grande lição, ao optar por uma apicultura com novos alicerces, fortes como uma rocha.




Abraços amigos e boa Apicultura.

2 comentários:

Luís Moreira disse...

Boas,

Lamento o sucedido! É realmente uma situação devéras desagradavel. Espero que rapidamente consiga restabelecer o que perdeu. Eu o maior medo que tenho da epoca do Verão é mesmo o drama dos incêndios!

Anónimo disse...

Ola a todos sou um apicultor com pouca espriensia.aconteceio uma coisa estranha apanhei ontem um enxame onde abiao seis méstras como é possibel.nao é bem normal. já agora gostava de saver se algum tratamento para a escoferiose«jiz«.se poderem informar agradessia .Obrigado