sábado, 27 de outubro de 2012

Quadros para Colmeias


Depois de ter construído as colmeias e os "acessórios personalizados" sentia que o trabalho não estava concluído.

Olhei para o material construído e senti que faltava alguma coisa, para isso tive de dar um pouco de cor á madeira e para isso fabriquei a minha tinta com várias cores para parecerem o arco-íris.
http://www.ibericaqueens.blogspot.pt/2012/10/tinta-para-colmeias.html

Já tinha feitos os exteriores mas faltava ainda alguma coisa depois olhei e verifiquei que faltava os interiores. Será que tinha esquecido da parte interna das colmeias?

È claro que não.


No início da Apicultura tive grandes apicultores (Homens), que andavam nesta arte por amor á apicultura e não pelo lucro, que me ensinaram que umas colmeias se constroem sempre de dentro para fora e não de fora para dentro.

Aqui está uma das essências da apicultura, uma das bases da apicultura pois quem entra neste mundo por ganancia e pensa que vai enriquecer está enganado ou foi enganado desde o início.

Existe por ai um livro de um Português que afirma, que a apicultura é uma forma de empobrecer alegremente. Creio que já li está frase aqui na Net em algum blogue Português bem conhecido (cabe a cada um de vocês usar a cabeça e encontrar a dita frase publicada), logo não sou o único a alertar esta nova geração para o inevitável. Quando na família já á gerações de Apicultores as probidades de sucesso aumentam exponencialmente caso contrário, fiquemos assim.

Existem mais umas regras que poderia abordar, dar mais umas dicas, mas a nova geração vai pensar que estou enganado, são os detentores do saber, metem-se em projetos utópicos procurando o lucro fácil, o doce do mel, mas esquecem-se da amargura do ferrão, do veneno e da dor que provoca. Era mais fácil neste caso começar a fazer simulações com um esmagador de mel.

http://ibericaqueens.blogspot.pt/2011/07/esmagador-de-mel.html

Mas neste caso parece que comecei ao contrario. Inicialmente construi a casa por fora e só depois remodelei o interior.

No início fiz uma abordagem á decoração interior já á mais de cinco (5) anos que andava a pensar como deveria de ficar o interior. Depois de ter traçado as linhas mestras então passei a fazer o exterior.

Neste caso foi uma opção de espaço pois o que é grande deve de ser construído para dar espaço ao que é pequeno, possa ser introduzido lá dentro.

Assim pedi ao Ti Cardoso  (http://www.ibericaqueens.blogspot.pt/2012/07/apicultor-de-aco.html)  para me personalizando um suporte básico para agrafar os quadros.

Agora vão comentar é básico, rustico, sem cor, mas eu gosto das coisas simples e básicas sem complicações, pois um sistema simples é eficaz, barato, dá milhões e não dá dores de cabeça.







Passado duas  horitas já tinha feito uma pilha de quadros personalizados.



Agora já se reproduziram já são muitos mais e também já existem outros mais pequeninos filhos destes já prontinhos. Agora falta o outro passo. 

Bem já todos sabem qual é. Ponto 5. 

Construção de elementos cronologicamente:

1- Fabricação de 100 Colmeias adaptadas a criação de rainhas e luta bio da Varroa
2- Fabricação de Acessórios (alguns, :-)))))))) ).
3-Fabricação de Tintas para colmeias.
4-Fabricação de quadros
5-Frabicação e Introdução da cera 49mm.

Agora que já ganhei o jeito, quem quiser quadros personalizados pode ligar.

Apicultura é um campo grande e não acaba quando nos fecham um caminho abre-se outro, começa outra vertente mais reservada e com menos chatices. 

Deixem quem gosta da Apicultura trabalhar, não vale a pena importunar, pois por vezes o resultado é diferente do previsto. 

2 comentários:

cruzado negro disse...

mais uma vez esta sua partilha e mostra de boa vontade embora o ser humano cada vez mais seja egoista e coisas bem piores os seus quadrinhos sao o maximo façeis de transportar manusear e construir consigo nada se perde td se transforma um exemplo a seguir ib queens jovem mestre e se por um lado o tentaram travar azareco eis k surje algo bom demais o imperio contra ataca e eu ainda de alma pura estou do lado da luz

cruzado negro disse...

eu ainda me corre sangue mouro nas veias como tal sou um pouco radical entao no k toca a roubos nos apiarios k sabe deus o k custa mantelos cuidar e sao nossos ninguem tem o direito de pegar levar e destruir a nossa vida num apiçe pior ainda sera dar abrigo a tais criaturas e passarem por idoneos o amigo de hoje sera o inimigo de amanha sei do k falo eu cruzado negro rego me por motivos nobres por uma palavra k caiu em desuso amizade e para mim as minhas bichinhas nao sao euros sim fonte de um enorme prazer de cuidar delas mas eu sou eu e defendo o jovem ib queens ate as ultimas pois tem sido imensamente prejudicado por parasitas de duas maos e por ser genial eu sou guardiao do imperio ib queens k tal fenix renasceu das cinzas mais belo k nunca