sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Criação de Abelhas (no Inverno?) 1



È possível criar abelhas no Inverno aqui em Portugal ?

Eu creio que sim não só no Inverno como em todo o ano.

 A uns tempos atrás iniciei varias vertentes criando um trilho novo para mim e para o futuro da Apicultura Portuguesa, alguns projetos latentes avançaram e outros seguem o seu caminho, seguindo um objetivo melhorar a Apicultura e ajudar o próximo.

Como por este lado a tendência é, inventar, não solicitar subsídios, não dever nada a ninguém, olhar para o futuro etc, assim resolvi eu próprio criar os meus moldes para fazer as minhas proprias abelhas e rainhas.
A base foi sempre cera de abelha.

As rainhas tinham de ser matrizes de elevada estirpe com descendência reconhecida e com análise biométrica certificada.

Assim arranjei as primeiras abelhas obreiras e para isso misturei as colonias. Ficaram todas com a cor do arco iris desde o ultra violeta ao infravermelho passando pelo branco e preto.

Algumas já eram híbridas com cruzamentos exóticos. 



Depois aconchegaram-se aos frascos de Agua mel , Mel de Rosmaninho, Eucalipto e Multiflora. Eram algumas ofertas de natal.

As duas primeiras eram de uma especie, a terceira de outra especie e a quarta de outra especie.

Após se terem alimentado com geleia real ficaram muito grandes.

 
As duas primeiras ainda estavam agarradas ao biberão a terceira já tinha a barriguinha cheia.
 
Depois reparei que existia outra que tinha sido fecundada e não estava a por ovos mas estava a dormitar com a barriga cheia.
 
Depois pediram-me para fazer 3 ratos. Como não tinha percebido qual o motivo questionei?
 

 
 
Obtive a seguinte resposta: o rato é um oportunista quando não estamos no campo ou as colonias estão fracas ele entra dentro do apiário, dentro da colonia e rouba o lucro e destrói as colonias a maior parte das vezes e desaparecem. Até fazem desaparecer as rainhas e as abelhas, por vezes até os quadros. Até roí e destroi as colmeias.
 
Ok assim me prontifiquei a faze-los.
 
A mesma pessoa disse-me que deveria também fazer dois ursos, mas neste caso nem me atrevi a perguntar o porque.
 
 
 

Depois disseram-me que o melhor era proteger o mel e fechar os frascos mas devia de usar cola aderente para os apanhar em flagrante, mas nem foi preciso la por o mel, pois o vicio é maior que a barriga, bastou um pouco de cola.

 
 
 
Aconselharam-me a fazer de colocá-los de varias cores e para alem de figuras ter a opção de serem velas.

RR-Sem problema, basta adicionar o pavio da vela.

Questionaram-me se podiam ser transparentes e....

RR-Sem problema, brevemente vou seguir esse trilho e apresentar as inovações.
 
Por fim disseram-me para juntar a família toda para um retrato de natal pois dentro de breve vão partir para oferecer ainda no natal e para promover o evento do fim do mundo 21/12/12 segundo os Maias).
 
Assim se algum necessitar de algumas destas figuras típicas basta então solicitar pelo email:
ibericaqueens@gmail.com pois muitas outras já estão prontas e outras ainda estão em projecto, mas vão ser feitas, de isso não existe duvida nenhuma.
 
 Feliz Natal
 
 
 

2 comentários:

cruzado negro disse...

bem isto e do alem mesmo tou sem palavras mesmo coisa rara as abelhinhas sao adoraveis boa ideia criaçao de inverno e estas nao picam finalmente mas so podia ser mesmo made by iberica queens bem ratos k melhor para descrever as criaturas k andam nos nossos apiarios escondidos em buracos escuros e mofentos a roubarem nos '? boa ideia quanto aos ursos sao aqueles k voltam aos mesmos apiarios quando ja nao esta la nada pois ja estao bem longe dos ditos ratos juro k me rebolo a rir ou entao andam a matar a cabeçinha a tentar descobrir mas meus animaizinhos descansem e ibernem cuidado com as armadilhas paraos ursos sao letais e eu descendo de caçadores mas a pele de urso da um belo casaco quanto aos ratos cuidem se sou serpente no zodiaco chines adoro ratinhos ib queens a sua postagem mto apelativa e mais uma prova de boa vontade e k sem subsidios nem devendo nada a ninguem nada o para assim vale a pena eu sou totalmente contra ajudas externas e um lobo solitario ponham os olhos no jovem ib queens e sempre do seu lado

Anónimo disse...

Os ratos não são assim tão maus, o pior é o nosso(o meu) desleixo.Uma colónia forte não tem medo de ratos; e às vezes eles dão uma ajuda a comer a traça...